BONSAI : a natureza em miniatura


 

                        
Imagens

 

Em Kanji, BONSAI representa os termos bandeja, barro(terra) e árvore. De acordo com MILLER (1997) define que a correta prática do Bonsai-do potencializa ao máximo nossa percepção de harmonia visual, bem como o equilíbrio dos movimentos, e em conseqüência nos leva a um claro entendimento e aceitação de nossa simples, frágil e temporal natureza.

Histórico

Segundo MILLER (1997), descreve a resposta de algumas perguntas elaboradas por seus alunos, ao decorrer de sua vida, entre algumas, as que mais se destacam são relatadas a seguir:

 · Qual o significado da palavra Bonsai ?

Bonsai significa o cultivo, o trato, o cuidado de uma árvore plantada em uma bandeja.

 · Onde teve início a prática do Bonsai ?
Embora a maioria das pessoas acredite que a prática do Bonsai tenha começado no Japão, ele, na verdade, teve origem na China.

 · Há quanto tempo existe a arte Bonsai ?
Fala-se em mil e quinhentos, dois mil anos, mas ela é muito antiga. O Bonsai começou numa época em que os chineses acreditavam que a montanha era o ponto de encontro do homem com os deuses. Então, as pessoas procuravam Ter em casa algo que representasse a vida que havia nas montanhas. Foi aí que começou o p'en-tsai como se chama hoje em dia.

 · Qual o benefício que a prática da arte Bonsai traz as pessoas ?
O benefício do Bonsai está no fato dele conduzir a pessoa à observação do pensamento, como também à observação do todo. Como qualquer tipo de arte bem praticada, falando basicamente sobre as artes orientais, o Bonsai leva o inDIVíduo ao auto-conhecimento, ajudando-o a entender como funciona sua mente, como ele está dirigindo seu pensamento. O pensamento só acontece no futuro ou no passado, não no momento presente. O objetivo é exatamente viver no presente.
 
· Como reconhecer um verdadeiro Bonsai ?
Primeiro tem-se que olhar a relação que existe entre o tronco e a bandeja, se é harmônico ou não. Depois, tem-se que enxergar uma árvore, e não uma mudinha colocada num vaso japonês.

 · Para começar a fazer um Bonsai, o que fazer, como se começa ?
Primeiro temos que procurar uma muda num viveiro que tenha característica de árvore, com tronco e galhos bem definidos. Em seguida, através das diferentes técnicas de poda, vai-se transformando a planta como desejar.

 · As plantas que vemos, com troncos da grossura de um lápis, com vasos de quinze centímetros de ALTura, não são Bonsai ?
Absolutamente. Isso não é Bonsai. Bonsai começa quando a largura do tronco na base é superior ou igual à ALTura do vaso. Portanto, algumas plantas que se vendem como Bonsai, realmente não são Bonsai.

 · Existe relação entre a largura do tronco com a ALTura da planta ?
No geral, o comprimento da bandeja tem que ser igual a dois terços da ALTura da planta. Se não for assim, será preciso esperar que a planta cresça até que chegue a essa ALTura. Se alguém tiver ima planta cujo comprimento seja igual ao da bandeja, o melhor a fazer é deixar que a planta cresça até chegar a um terço de comprimento da bandeja. Esse é o momento de parar o crescimento da planta. A relação ideal é que a ALTura da planta seja seis vezes a largura da base do tronco. Há plantas que são muito mais ALTas do que isso. Pode-se ver um pinheiro na rua, um eucalipto enorme. Mas temos que entender que nós estamos trabalhando para a harmonia visual, ou seja, o impacto visual que vai Ter uma planta num vaso ou numa bandeja. É preciso dar idéia de velhice, de tronco, de galhos. Mesmo que na natureza isso não aconteça todo o tempo com perfeição, o Bonsai precisa ser assim. Na prática tenta-se chegar a isso, porque o impacto visual vai ser enorme.

Segundo NORONHA (1995) define Bonsai como plantado em uma bandeja. Com isso, a natureza pode ser contemplada de perto, através da miniatura de uma árvore posta em uma bandeja. Sua origem não bem detalhados. Isso faz com que algumas informações não sejam unanime aceitas. O Bonsai teve sua origem na China, acredita-se antes do século VIII, quando já era grande o interesse dos chineses por pedras decorativas, que representavam montanhas, e por manter árvores naturalmente miniaturizadas em vasos. No Brasil, o Bonsai foi trazido há quase 200 anos é absolutamente fascinante. O registro é que em 1808, D. João VI chegava ao brasil e criava o Horto real (Jardim Botânico do Rio de Janeiro) com o intuito de aclimatar e cultivar espécies produtoras de especiarias das índias orientais. D. João VI era um amante das plantas e, entre tantos exemplares trazidos de várias partes do mundo, poderia estar uma belíssima curiosidade vinda do Japão, mas isso não ocorreu. Além de não existirem registros a respeito, durante esses período o Japão se encontrava totalmente fechado aos estrangeiros. A historia do Bonsai no Brasil começa com a imigração japonesa a partir de 1909. Teriam vindo, já no primeiro navio, o Kasatu Maru, um ou mais exemplares de Bonsai ? Provavelmente.

Bibliografia


MILLER, Marcelo. O mundo do Bonsai. On Line Editora. São Paulo : 1997.
NORONHA, Fábio Antakly. Cultivando Bonsai no Brasil. Escrituras Editora. São Paulo : 1995.