Mestrado em Administração


Área de Concentração

Gestão Moderna de Negócios

O Curso de Mestrado em Administração da FURB foi estruturado de forma a aprimorar as capacidades especiais do profissional da administração na área básica de concentração em Gestão Moderna de Negócios. A escolha desta área de concentração advém dos recentes avanços na Ciência Administrativa e dos impactos da Revolução Digital sobre a economia hodierna e sobre as novas empresas. Novas formas ou novos design organizacionais, novas formas de operar as transações empresariais, novas estratégias competitivas, novos valores administrativos, novas tecnologias e novos padrões mercadológicos exigem um novo perfil empreendedor, gerencial e organizacional. Em gestão moderna de negócios nosso fulcro ou competência essencial são o perfil do novo empreendedor (origens, políticas, diretrizes, estimulativas, cultura, valores), o novo formato dos negócios e o perfil estratégico e competitivo da nova empresa, como fatores determinantes do sucesso das organizações.

Linhas de Pesquisa

a) Empreendedorismo e Novos Negócios

Esta linha de pesquisa concentra-se no estudo do perfil do novo empreendedor, seu papel como as novas formas de empresas e as novas formas de fazer negócios, as características dos novos negócios e tendências administrativas, tanto em recursos, quanto em estruturas. Em novos negócios incluímos também as organizações educacionais, dentro da visão global e empreendedora de Instituições de Ensino Superior.

b)Estratégias e Competitividade de Organizações

O foco desta linha são as estratégias empresariais que permitem às empresas modernas prosperarem no ambiente incerto e competitivo corrente. Estudam-se aqui os agentes influenciadores do ambiente competitivo e seu impacto sobre o desempenho das organizações. Nesta linha dá-se ênfase igualmente ao estudo dos novos paradigmas ambientais que estão a determinar a capacidade competitiva das novas organizações, bem como as novas formas de alinhar as capacitações internas (infra-estrutura, equipamentos, processos e recursos humanos) das organizações às forças competitivas do mercado.

Núcleos de Pesquisa

NEIC – Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade
NIC - Núcleo de Estudos em Inteligência Competitiva
NGIES– Núcleo de Gestão de Instituições de Ensino Superior
NEO – Núcleo de Estudos Complexos em Estratégias Organizacionais
NECO - Núcleo de Estudos em Estratégias e Competitividade de Organizações

:: HOME
:: Área de concentração
:: Estrutura
:: Informações gerais
:: Corpo docente
:: Links
:: Formulários
:: Ger. de eventos
:: Portal
:: Ger. de Tarefas