PLANO DE NEGÓCIO:
AutoTec Soluções

andré luis becker (becker@inf.furb.br)
Marcelo Dellagiustina (dellagiu@terra.com.br)
Saulo Raitz (sauloreitz@yahoo.com.br)




Foto - Socios

Foto dos Socios
1) André Luis Becker
2) Marcelo Dellagiustina
3) Saulo


Identificação da Empresa

Criação da Empresa
Nossa empresa está voltada para área automobilistica, focada nas principais rodovias com pedágios. Assim, o condutor do veículo não precisará parar o carro para pagar seu pedagio. Isso pode ser eficaz em grandes metropoles, aliviando o trânsito em horário de pico e também, evitando os roubos e desvio de dinheiro.

Idéia do Produto
Nosso produto será baseado na tecnologia RFID, cada carro terá está tecnologia com seus determinados dados, ou seja, dados bancários para descontar seu dinheiro do pedágio. Será utilizado a principio no trânsito em pontos estratégicos. Nenhum condutor poderá sonegar o pedagio, os valores do pedágio serão acumulativos e no final do mês será gerado um boleto com o valor total de vezes que ele passou pelo pedágio. Se acaso o condutor ficar em débito acarretara em SPC ou algo do gênero

Slogan
Tecnologia além do alcance

Qual é o hobby do empreendedor?
Buscando conhecimento tecnologicos e inovações visando o lucro! navegar na internet em horas vagas. Ler bom livros, praticar esporte.

Uso de Hardware / Software / Serviços
O produto se enquadra em hardware e software. Pois precisamos dos dois para formar um S.I
O hardware seria a tecnologia envolvida (RFID) e o software seria o aplicativo para manipular os dados(consulta de cliente, gerar boleto , etc..)

Tecnologia
O acrónimo RFID expande-se para para a expressão inglesa Radio-Frequency IDentification, que em português significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando a armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID.

Uma tag RFID é um pequeno objeto, que pode ser colocado em uma pessoa, animal ou produto. Ele contém chips de silicone e antenas que os permitem responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora

Internet
Através da internet, poderá ser feito a compra do produto, suporte on-line 24hrs, duvidas.
Através do site o cliente poderá ver suas situações financeiras, negociações, etc.

Podemos também ter acesso as principais vias de pedágios e as tarifas cobradas.

Quando aconteceu a motivação?
A motivição aconteceu através das discussões entre os amigos da faculdade. Percebemos que esta tecnologia é proveitosa, segura e inovadora e que aqui na região quase não há produtos com está tecnologia, então resolvemos botar este produto no mercado para facilitar e inovar a Tecnologia da Informação.

Pesquisa de produtos correlatos
"Durante alguns tempo de estudos, nos espelhamos no produto da NEC do Brasil que demonstrou, em uma aplicação de movimentação logística, as vantagens da utilização do RFID (Radiofreqüency Identification) para identificação e rastreamento de produtos em todas as etapas da cadeia de abastecimento, da indústria até o comércio varejista, além de operadores logísticos. Composto pela solução Etiquetas Inteligentes by NEC, integrada a software de gestão, o sistema estará em funcionamento durante todo o evento, no estande da NEC do Brasil (B16), localizado no Pavilhão Branco, do Expo Center Norte. A NEC Corporation faz parte do EPC Global (Código Eletrônico de Produto Global) e colabora ativamente na criação e difusão de padrões.

“Fizemos a integração de um sistema completo de RFID, com hardware e software” explica Ricardo Blancas, Gerente de Programas RFID da NEC do Brasil. Na prática, os visitantes poderão ver uma simulação da operação, com objetos identificados com as etiquetas inteligentes da NEC que, ao passarem por um leitor, têm suas informações capturadas via radiofreqüência e enviadas para sistemas de gestão, como ERP (Sistema de Gestão Empresarial) e WMS (Sistema de Gerenciamento de Depósitos). Na prática, os visitantes poderão ver uma simulação da operação, com objetos identificados com as etiquetas inteligentes da NEC que, ao passarem por um leitor, têm suas informações capturadas via radiofreqüência e enviadas para sistemas de gestão, como ERP (Sistema de Gestão Empresarial) e WMS (Sistema de Gerenciamento de Depósitos). "
Bom, lendo o texto acima se baseamos nele para o desenvolvimento do nosso produto, o principio parte do mesmo, mas a aplicação de setor muda!
A semelhançá é que em cada condução será implantado um chip com os dados e quando passado pelo pedágio a tecnologia RFID captara os dados por ondas e transmitira para uma aplicação onde manipulara esses dados recebidos

Quais as características que deverá ter Meu Produto?
A tecnologia RFID permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como tag ou transponders que, ao emitirem sinais de radiofreqüência para leitores ou antenas, captam estas informações. O RFID existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo. Trata-se de uma tecnologia já presente em mercados verticais como montadoras (em chaves de veículos), controle de acesso (em cartões de identificação), pedágios (em pára-brisas de veículos). Assim poderemos dizer que o cliente não precisará enfrentar filas e nem parar em pedágios, comodidade total!

Pontos fortes e fracos
Ponto forte do produto é a inovação e a tecnologia para melhoria do serviços que são disponibilizados para os cliente, pronto fraco é como pessoal ainda trata esse tipo de produto por ser tudo bem informatizado e muitas pessoas não são instruidas nessas assuntos, com isso acontece a disconfiança e é mais difícil que as pessoas acreditem no produto.

Exportação do Produto
Produto tende a ter crescimento alto, pois no mundo é mais usado do que o nosso país, até mesmo por termos tecnologia mais ultrapassada que em muitos lugares do mundo. Devemos criar um nome e confiaça no páis assim, fica mais facil para termos oportunidades de exportação.

APL - Arranjos Produtivos Locais
Nosso produto se enquadra na Informática.É um sistema de T.I


Sistemas de Informação

O que é Informação?
Informação é um termo que pode assumir muitos significados dependendo do contexto, mas como regra geral está relacionado com alguns conceitos como símbolos,significância, dados,conhecimento, entropia negativa, comunicação, verdade e mensagem, se utilizado no contexto dos sistemas de comunicação.

Se utilizado no contexto de sistemas de informação, o termo relaciona-se à organização de dados brutos. A informação representa o dado interpretado, contextualizado ou utilizado por alguém. Considerando que informar é dar forma a algo, informação é o dado bruto lapidado, formatado, comunicado por algum agente.
Quando o dado não é compreendido ele não pode ser considerado como informação.
Um conjunto de informações armazenadas é chamado de banco de dados.

Para que irá servir esta informação na minha empresa?
As informaçõs se equadra em nivel gerencial, pois precisamos adquirir as informações para termos um conhecimentos dos determinados clientes.Tendo essas informações e esses conhecimentos podemos estruturar e manipular os dados em nível gerencial.

Vai se utilizada essas informações para conhecermos determindados usuarios e quais os atributos deles(nome, endereço, valor) assim podemos gerenciar todos os processos !



O que é Sistema de Informação?
O termo Sistemas de Informação possui os seguintes significados:

1. Um sistema, automatizado ou manual, que compreende pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.

2. Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados.

Um sistema de informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação.

Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

Quais são os tipos de SI?
Sistemas de Informação Operacional tratando das transações rotineiras da organização;

· Sistemas de Informação Gerencial agrupando e sintetizando os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização; e

· Sistemas de Informação Estratégicas integrando e sintetizando dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.



Os Dez Mandamentos

1 - Assumir riscos
Cada funcionário será capacitado para resolver qualquer problema. Estamos prontos para assumir os riscos financeiro e organizacional. Para isso montamos um planejamento estratégico. Vamos em busca de Patrocinio para nos apoiar , até mesmo uma incubadora. Assim, teremos ajuda para administrarmos e apoio financeiro como a FAPESC.

2 - Identificar oportunidades
através de pesquisas e demanda da região. Nossas tecnologias estão ultrapassadas, assim podemos aproveitar da situação! Pretendemos, nos expandir para área comercial, agricultura e segurança. Pontos fracos citado acima

3 - Conhecimento
Prentendemos adquirir conhecimentos através de cursos, livros, treinamentos, teoria e prática.

Buscar tecnologias internacionais para ampliar nosso conhecimento

4 - Organização
Será feito uma equipe de recursos humanos, financeira, administrativa. O pessoal do rh será responsável para contratar, organizar a estrutura de trabalho, documentos, recrutamento etc. Pessoal do financeiro, contar pagar e receber, controle de projetos e relação de custos!

5 - Tomar decisões
As decisões são uns dos passos mais dificieis! Nossas decisões serão levantandas entre todos os membros da equipes(sócios) o maior voto vence, pois a união faz a força.

Avaliaria a opnião de cada um e ver qual decisão foi a mais coerente.

6 - Liderança
Bom, determinaremos um Lider para nossa equipe. O papel do líder será de cuidar da equipe, ter a palavra final, mas não significa querer mandar.
Verificar os trabalhos e ter uma postura mais séria!

7 - Dinamismo
Tentaremos fazer com que nossos funcionários sejam o mais flexível possível, ou seja, todos saberem não tudo, mas o básico de determinado assunto. Assim ele poderá lidar com situações que não sejam do seu alcance!

8 - Independência
Com independencia conseguimos trilhar caminhos diferentes e com idéias diferentes, assim podemos expandir o nosso negócio com mais velocidade.

9 - Otimismo
Otimismo, é um dever na nossa equipe! temos que sempre pensar positivo para conseguir nossos objetivos, sempre passar alegria e esperaça para todos que convivem no mesmo local de trabalho. Assim, nossa harmonia e nossa força de vontade ajudam vencer, seguir em frente e superar qualquer obstáculos.

10 - Tino empresarial
Muito importante este tópico! Pois, a convivencia e a experiência vão nos transformando uma pessoa com intuição com a lógica correta por incrivel que pareça. Bom, mas nesse caso sempre tentamos todos os passos necessários para acertar o caminho e se algum falhar esse é o procurado :)!


Qual é o ramo de atividade?

Sua empresa se enquadra na Indústria?
Sim, pretendemos mais tarde ampliarmos para a área de lojistica.

Sua empresa se enquadra no Comércio?
A principio não, mas futuramento pretendemos atuar nos supermercados para substituir os códigos de barra , por microchips

Sua empresa se enquadra em Prestação de Serviços?
Sim, nosso objetivo maior é na área transporte e comunicação!


O que pesa na escolha?

Experiência
Nossa equipe tem expêriencia. O unico recurso que não temos muita experiência é o RFID, mas vamos pegar este produto pronto e simplismente encaixar em nosso S.I, então fica mais fácil para o desenvolvimento.

Mercado fornecedor
Buscamos fornecedores japoneses para forcer o RFID e os microchips, além do mais os produtos lá tem mais baixo custos.

Mercado consumidor
Buscamos o mercado da região sul, ampliando para todas as regiões e ser uma multinacional

Recursos financeiros e humanos

Localização
Buscamos uma incubadora para o primeiro momento

Ponto de venda
Nossos postos de venda será localizado em vários pontos estratégicos de maior movimentos, estaremos em shopping, feiras , congressos e eventos! Vamos em universidades e demais locais voltado a tecnologia


Amplitude da Empresa

Identificar nicho de mercado
Irá atuar sempre em grandes empresas.

Amplitude - Curto Prazo
Nosso meta em primeiro momento será um gráfico ma equação do primeiro grau...somente reta, pretendemos vender nosso protudo e depois de um certo tempo ter reconhecimento


Plano de Marketing

Criar o Produto
Nosso produto será um sistema para pedágio. Cada carro terá um micro chip com tecnologia RFID. Neste chip contém todos os dados do determinado veículo. Ao passar pelo ponto de pedágio o chip enviará um sinal contendo todos os dados dos veículos. Através da interface do sistema poderemos manipular determinados dados. A cada mês o sistema gera um boleto de cobrança para o cliente, podendo haver exceções para instituições carentes.

Cliente - quem são?
Para empresas atualmente habilitadas pela ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres) ao fornecimento do Vale-Pedágio, em nível nacional que são:DBTRANS LTDA, VISA DO BRASIL EMPREENDIMENTOS LTDA, REPOM S.A e RODAFÁCIL GESTÃO DE MEIOS DE PAGAMENTOS DE PEDÁGIO SOCIEDADE LTDA

Cliente - o que eles querem?
Monitorar o deslocamento da frota e ter controle total sobre as despesas. Passagem de veículos com mais agilidade, já que o sistema possibilita que os veículos não manipulem dinheiro, cupons ou troco de qualquer natureza.

Qualidade - ABNT - INMETRO
A Medida Provisória nº 68, de 04 de setembro de 2002, convertida na Lei nº 10.561, de 13 de novembro de 2002, transferiu à ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres) a competência para regulamentação, coordenação, delegação, fiscalização e aplicação das penalidades, atividades até então desempenhadas pelo Ministério dos Transportes.

Pesquisa P&D
Nossa teremos um plano de caça a novos talentos, ou seja, montaremos uma estrutura para pegar pessoas em diversas universidades e lugares do brasil. Para sempre estar antenado nas tecnologia e consequentemente evoluirmos com isso!

Essas bolsas serão destinadas somente a alunos universitários que se destacam. Eles terão papel de pesquisar e desenvolver tecnologias diferentes da que já existem

Política de Preço
Cada empresa de pedágio que adquirir o produto cobraremos um valor em preço de custo, o que nos interessa é a instalçao dos aparelhos em cada carro e a manutenção mensal! Visamos em torno de 10.000,00 a implantação do sistemas. E por carro 35,00 de implatação do aparelho.


Concorrente - quem são e o que fazem?
NEC do Brasil, COMOUTERWORD, AEDSO.
Fazem integração de um sistema completo de RFID, com hardware e software

Tipo de vendas
Atacado. As nossas vendas serão diretamente com o fabricantes do carro, em cada carro que sair novo de fabrico já será implantado o aparelho RFID e os carros que ainda não terão, serão obrigados a colocar numa autorizada.

Objetivos é terceirizar as outra empresas.

Publicidade & Propaganda
Nosso método será um pouco diferente, iremos pesoalmente ao pincipais alvos, como empresa tercerizada de pedágio, nas fabricantes de veículo.

Chegaremos com nosso projeto em mãos e explicaremos qual será nossa méta e os beneficio.


Plano Financeiro

Investimentos Iniciais
Nossos investimentos iniciais será com propaganda, pois é alma do negócio e somente assim todos terão conhecimento do nosso produto. Investiremos também, em nosso ambiente de trabalho e em pesquisas.

Custo do Produto
No desenvolvimento teremos uma equipe de 3 a 4 programadores, cada programador ganhará um bolsa de R$ 550,00 mensal. 4 * 550,00 = R$ 2.200,00. Teremos um custo de 2.200,00 mensais. Projeto de 6 meses a 1 ano. Teremos custo nos equipamentos para testes como : CHIP EM MÉDIA 1 DOLAR.
Valor total esperado para o custo do produto em 1 ano: 12 *2.200,00 (funcionarios) = 26.400,00 + CHIPS (RFIDS) 12 * 70 (UNIDADES DE CHIPS PARA SER TESTADAS) = 840,00 + 2.000,00 (IMPREVISTOS) = 29.240,00.

Resumo = 29.240,00 custo do produtos

Despesas Operacionais
fUNCIONARIOS = 2.200,00 MENSAIS
AGUA = 100,00 MENSAL
ENERGIA = 280,00 MENSAL
PESQUISAS = 1.000,00 MENSAL
TELEFONE = 500,00 MENSAL
PROPAGANDA = 2.000,00 MENSAL
IMPOSTOS = 3.000,00 A 5.000,00
TAXA ADM = 200,00 MENSAL
MATERIAL EXPEDIENTE = 500,00

Receitas
Nosso produto vai ser alugado, custará 250.00 por cliente. Esperamos em um ano atingir cerca de 15 empresas. 15* 250.00 = 3.750.00

Despesas Gerais
Impostos, reembolsos de combustível , alimentação, transporte.

Ponto de Equilíbrio
Devido ao apoio de entidades previstas (cpnq, própria empresa compradora do produto, FAPESC) não teriamos muitos gastos então o valor final do nosso produto ficaria em R$ 250.00.


Referências

Referências
http://www.antt.gov.br/destaques/AnttImplantaValePedagioObrigatorio.asp

www.nec.com.br/site/content/ news/press_detalhe.asp?id=170 - 21k -

http://old.computerworld.com.br/AdPortalv5/adCmsDocumentShow.aspx?GUID=F06164E7-AFFE-494A-9A86-82099D8BFB0B&ChannelID=21080249&idRev=1