PLANO DE NEGÓCIO:
GOLD COMUNICAÇÕES

Caio Fernando Missio (caio_missio_@hotmail.com)
Michelli Backes (mybackes@hotmail.com)
Sibeli Nandi (sibelinandi@hotmail.com)



Informações - Sócios

Foto dos Sócios
Fotos dos Socios: Sibéli Nandi, Caio Missio e Michelli Backes.

Informações do Sócio - Presidente
Nome: Caio Fernando Missio
Estado Civil: Casado
Idade: 20 anos
Cursando 3° grau em ADM-Agronegócios, Presidente da GOLD comunicação, e responsavél pelo desenvolvimento e pesquisas.
Experinência:Financeiro, propaganda, vendas e designers.

Informações do Sócio - Desenvolvimento e Pesquisa
Caio F Missio
Cursando 3° grau ADM-Agronegócios, trabalhos em areas de vendas, propaganda.

Informações do Sócio - Comercial
Nome: Sibeli Nandi
Estado Civil: Solteira
Idade: 23 anos
Cursando 3° grau em ADM-Agronegócios, responsável por financeiro e administrativos com experiência em Vendas.


Informações do Sócio - Administrativo / Financeiro
Michelli Backes, Cursando 3°grau em ADM-Agronegócio resposanvel por parte de Crédito


Identificação da Empresa - Sumário Executivo

Criação da Empresa
1 - Nossa empresa tem como foco a propaganda e comunicação visual.
2 - Nosso objetivo é servir como referencia na área de propaganda.
3 - Nos oferencemos serviços de qualidade em comunicação visual, propagandas em geral, tanto televisivas como panfletos, e também a criação de Jingle.
4 - Nosso foco de venda, é para empresas de grande porte, que desejam espandir seus negócios através de uma boa propaganda, usufruindo de todas as formas de mídia.
5 - A 1ª estrategia de venda dos nossos serviços, serão o marketing de mala direta, com nossos contatos, depois disto estaremos fazendo nossa propaganda...
6 - Qualidade do produto/serviço, Preço e pelo Profissionalismo.
7 - Excesso de informação, isso pode gerar grande problema para nossa empresa, pois muito informação entre os socios gera desacordo entre os mesmo, e sendo em nosso ramos de serviço, o correto e ter uma idéia ideal para a satisfação do cliente.
8 - Para inicio gastarei R$ 60.000,00
9 - Prazo de 12 meses na analize de Peybeck de retorno sobre o investimento, apos isto é investimento em mais tecnologia para assim ser um diferencial na empresa, desta forma o retorno será maior.

Missão da empresa
Ser o referêncial em propagandas, satisfazendo não apenas o cliente como o público receptor, oferecendo soluções praticas e inteligentes para ajudar o cliente a obter sucesso.

Slogan
Uma comunicação que se transforma em ouro.

Meta
Nosso objetivo e expandir nosso mercado regional para estadual e maximizar os lucros.
Assim nossa meta é em tres anos estar como lider em comunicação regional, buscar todos os tipos de clientes.

Idéia do Produto
Nosso produto vem em prestação de serviço, no ramo de propaganda, comunicação visual, jingle.
O produto é utilizado quando outras empresas necessitam de divulgarem sua marca, seus produtos, a empresa em si para assim estar chamando cliente.
O produto será utilizado em todas as formas de mídia, como: TV, Radio, Banner, Outdoor, Placas, Cartão de visita e comunicação interna e externa de ambientes.

Qual é o hobby do empreendedor?
Caio: Praticar esporte, Tocar violão, Assistir filme com a esposa.
Michelli: Pescar e fazer caminhada
Sibeli: Assistir filme e futebol.

Uso de Hardware / Software / Serviços
Equipamentos:
Computadores com processadores muito bom, HDs com bastante espaço em disco, memorias de no minimo 3gb.
Software: Progamas de Animação 3D, desenhos, videos e gravãção em studio muisical.
Prestação de Serviço: Artes em geral, videos e jingle.

Tecnologia
Software: CorelDrawX4, Photshop, Photpaint, Sondforg, Picasa3, Aplicativos de Videos, conversores de Vídeo.
Hardware: Conexão RAdio Frequência, Impressora jato de tinta, MAcntoche PC, Notbook...
Serviços: Propaganda

Internet
Além do Site, com todas as informações necessarias para o cliente cadastrado, terá a informações para pessoas que estão em busca de uma empresa para atender a necessidade da mesma; os cadsatrados utilizarão login e senha e baixara seu historico e terá opções de que busca encantrar, além disso cada área de GOLD comunicação, terá um E-mail para estar entrando em contado com os clientes e estar fazendo o marketing Um a Um.

Quando aconteceu a motivação?
Presindente Caio:
Aconteceu no ano de 2006, quando comecei a me interesar por propaganda, principalmente televisivas, baixava da internet propagandas de marcas famosas para estar analisando, neste período esta trabalhando na área de vendas de um empresa, onde comecei a desenvolver arte para panfletos, banner, outdoor, e assim me interessei pela "arte" de fazer "Arte", ao me interrar cada vez mais em estudo de área de atuação da atividade, busquei informações em revistas, sites, tutorias...

Pesquisa de produtos correlatos
Em Nossa cidade, não tem nenhuma empresa que atua com os mesmo segmentos em uma unica empresa como a nossa, apenas ha empresas que trabalham com arte impressa, jingles, ou propaganda televisiva; O produto que estamos oferenceno tem caracteristica de melhor qualidade em relação a concorrência, onde trabalham com Informações desatualizadas e praticamente são de fundo de quintal.

Quais as características que deverá ter Meu Produto?
Qualidade, designers Moderno, Profissionalismo, flexibilidade, Preço, atendimento Pessoal, tecnologia, Prazo de entrega respeitavél.

Pontos fortes e fracosito os pontos
Pontos Fortes:
Qualidade de Serviço - os funcionarios são qualificados e profissionais no que fazem.
Confiaça - Confinça do cliente para a empresa e nos funcionarios envolvidos nos processos.
Flexibilidade - Possíbilidades de mudanças em formatos de propaganda.
Prazo - o Prazo não apenas em pagamento, mas tambem na entrega do produto, depende do tipo e modelo de "arte", a a variação de prazo mínimo, onde a empresa se compromete a entregar no prazo minimo.
Tecnologia: A tecnologia que é usado em propaganda é essencial para se obter qualidade sem ociosidade de tempo e de recursos.
Pontos Fracos:
- A empresa trabalha apenas com a arte, não faz impressões como graficas.

Exportação do Produto
Não iremos exportar, devido a dificuldade e às diversas barreiras enfrentadas na exportacao de servicos em outros paises.

ECO Empreendedor
Como Eco Empreendedor, estaremos visando a qualidade de ensino, a qualidade da educação em nossa cidade, ajudando escolas, entidades benificienes, lar dos idosos, APAE. Enfim, estaremos fazendo algo agradavél a nossos olhos, aos olhos da sociedade e aos Olhos de Deus.

Estratégia
A estretégia da GOLD COMUNICAÇÃO se dara através das tecnologias que hoje nos são oferecidas, na região em que vivemos, pouco vemos a tecnologia 3D aplicada em propagandas e comunicação visual.


Prospecção de Clientes

Teste de conceito
A principio a ideia é muito boa, pois de acordo com o nosso projeto muito bem elaborado, a perspectiva de serviço é satisfazer o cliente e é bastante satisfatoria, pois o serviço oferecido vem a atender uma grande demanda no atual mercado da nossa região.

Teste de utilidade
- O nosso serviço tem a vantagem de ser algo necessario para todas as empresas, além de ser um produto qualificado, é eficiente e ajuda na amplitudo de marketing das empresas, por isso o comprariamos.
- Se o produto for de otima qualidade, e fizesse atingir nossos objetivos pagariamos qualquer preço, desde que o mesmo não fosse fora do valor de mercado existente em nossa região.
- Onde oferecerem melhor antendimento, melhor qualidade, preço preço acessivel comparado ao mercado atual, sendo assim, na GOLD COMUNICAÇÃO.

Teste de mercado
- Todas as empresas que necessitam de divulgação/propaganda para estar expondo o seu produto e serviço ao consumidor final.
- Os consumidores exigem qualidade, boa comunicação para estar impactando o consumidor, e tambem o bom preço.
- A principio Região Oeste, Sudoeste, futuramente em todo o Estado do Paraná.
- A entrega do serviço será por email, CD-ROW, e até pendrive entregue direto ao cliente, dependendo do caso.
- A concorrência é acirrada nas cidades vizinhas, pois todos buscam seu espaço, cada uma tem sua proposta, porem a GOLD Comunicação é a solução, teremos a melhor proposta.


Amplitude da Empresa

Identificar nicho de mercado
A nossa empresa oferece serviços relacionado a propaganda, comunicação visual, para todas as empresas que estiverem precisando de nossos serviços.
Para empresas de grande e médio porte, propagandas televisivas, Outdoors...
Para lojas e empresas Novas, comunicação visual, panfletos, outdoors e jingle.

PDCA
Planejar Fazer Conferir Ações - PDCA: Nosso plano de estratégia para que não ocorram erros e desperdicios no decorrer das atividades de nossa empresa foi o de instruir da melhor maneira possivel nosos Sócios e bem como nossos colaboradores através de treinamentos e cursos, para evitar gastos e perda de tempo com tais erros e desperdicios; garantindo assim a qualidade do nosso serviço, e a permanencia no mercado.

Amplitude - Curto Prazo
No Grafico, esta o orçado e o realizado a curto prazo.
Prazo de uma semana.

Amplitude - Médio Prazo
No Grafico, esta o orçado e o realizado a médio prazo.
Prazo de um mês.

Amplitude - Longo Prazo
No Grafico, esta o orçado e o realizado a longo prazo.
Prazo de um ano.

Relacionamento
EXECUTIVOS:
Gerente Div.Alim.Lar
Gerente Ind.Lar
Gerente Unid.SP Lar.
EDUCAÇÃO:
Dir.Colégios.
Prof.Faculdade
Vereadora Rosane
POLITICA:
Vereador Valdecir
Pref. Elias
Vereador Sasá
Vereadora Rosane
MÍDIA:
Diretor Imprensa Lar
Radialistas Med.




Qual é o ramo de atividade?

Sua empresa se enquadra na Indústria?
Não.

Sua empresa se enquadra no Comércio?
Não.

Sua empresa se enquadra em Prestação de Serviços?
Sim. A nossa empresa presta serviços de comunicação visual, propagandas em geral, tanto televisivas como panfletos, e também a criação de Jingle, para todas as outras empresas que estão precisando divulgar o nome da sua empresa, produtos, marcas e serviços.


Sistemas de Informação

O que é Informação?
É o conhecimento transmitido através do processamento, manipulação e organização de dados onde venha acrescentar o conhecimento de uma pessoa.

Segundo Dalfovo:
A informação pode ser definida como o produto da analise dos dados, que transmitem
conhecimento e orientam os gestores nas tomadas de decisão, existentes nas empresas.

Para que irá servir esta informação na minha empresa?
A informação se enquadra na nossa empresa nos níveis O peracional, Estratégico e Gerencial.

Quais os níveis de informação nas empresas?
Operacional, Gerencial, Estratégico e Conceitual.

O que é Sistema de Informação?
Sistemas de informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.

Quais são os tipos de SI?
- Sistemas de Processamento de Transações;
- Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento;
- Sistemas de Informação Gerenciais;
- Sistemas de Apoio a Decisão;
- Sistemas de Apoio ao Executivo;
- Sistemas de Informação Financeira e Contábil;
- Sistemas de Recursos Humanos;


Os Dez Mandamentos

1 - Assumir riscos
Sucesso de um negócio requer que o empreendedor assuma certos riscos. Não existe negócio sem risco, porém esses podem ser calculados. Assumindo riscos o empreendedor tem mais chances de ser inovador, se aperfeiçoar e aumentar o desempenho da sua organização.


2 - Identificar oportunidades
Primeiramente estar sempre atento o que ocorre a sua volta, muitas vezes a falta do produto ou melhora do mesmo , assim se tratando de uma oportunidade de negócio, analisar sempre a concorrência e o mercado potencial, planejar e esperar as oportunidades, ter viabilidade. Estando sempre pronto para atender nossos clientes oferecendo para os mesmos sempre ideias inovadoras para p seus negócio.

3 - Conhecimento
Saber tudo sobre a empresa, capacidade de negociar,ter iniciativa pesquisar estar sempre atento nas inovações , ter garra e ambição,buscar experiencias com os mais experientes quando o necessario se possivel do mesmo ramo da empresa para acrescentar pontos positivos em seus negovios.

4 - Organização
Uma organização é formada por uma soma de pessoas, maquinas e outros equipamentos recursos financeiros e outros, A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.Definindo metas e garantindo a execução dos trabalhos dentro do prazo estabelecido.


5 - Tomar decisões
A tomada de decisão nas organizações vai exigir cada vez mais trabalhos em equipe e maior participação das pessoas. O trabalho em equipe coloca em evidência os procedimentos de diálogo baseados na idéia de que, em uma organização, a comunicação deve ser estimulada visando ao estabelecimento de um pensamento comum .

6 - Liderança
O líder bem na verdade, é aquele que comanda ou orienta uma organização ou setor, nem sempre tem as características de campeão, de capaz de enfrentar as competições e de conduzir a liderança ao sucesso, é aquele que com exemplo pessoal e suas habilidades, influencia e orienta pessoas para um determinado tipo de comportamento ou ação , facilitando com isso a realização de metas e objetivos.

7 - Dinamismo
Estar sempre interagindo com os clientes e fornecedores, com idéias e opiniões sobre o assunto de maneira imparcial e correta que esteja sempre disposto a obter conhecimentos, e tambem transmetir conhecimentos sobre seu negocio , ter espirito empreendedor .

8 - Independência
Liberdade para agir, para tomar decisões. Muitos deixam seus empregos para se tornarem empreendedores justamente para buscar esta independência. O conhecimento é a chave para o crescimento e a independência.


9 - Otimismo
ser otimista para o crescimento e desenvolvimento economico da empresa, seignifica aumento das vendas, produção , beneficios, Ter visão global da empresa, relacionar-se bem com o publico,e cooperados, saber trabalhar em equipe,ter espirito empreendedor ,ser ético,se sentir realizado, ter pensamentos positivos para alcançaros resultados esperados.

10 - Tino empresarial
O tino empresarial é um conjunto de coisas agregadas em um todo ,é uma pre disposição que o empreendedor tem para empreender. É um fator chave para que um negócio prospere, e reconhecido como uma qualidade intrinseca do empreendedor.



O que pesa na escolha?

Experiência
A experiência dentro de qualquer empresa é muito importante para que ela permaneça no mercado. É bem mais facil de vender um Produto/Serviço conhecendo bem o que esta oferecendo e tendo uma boa experiência, do que oferecer uma Produto/Serviço sem saber o que esta oferecendo.
Na Gold Comunicação todos tem muita experiencia em fazer e oferecer os nossos serviços, para que podemos ver a alegria e a satisfação dos nossos clientes.

Mercado fornecedor
Com a globalizacao em que o mundo se encontrou nas ultimas decadas, a tecnologia tem tomado conta do mercado, com isso acreditamos que nossa materia-prima vai ser encontrada com facilidade na regiao. Contatos jah foram feitos inicialmente para que adquirimos tais mercadorias, e a principio teremos facilidade para adquiri-las, pois encontramos fornecedores na nossa regiao mesmo, com otimos precos.

Mercado consumidor
A melhor maneira para conseguir obter uma boa qualidade de serviço e uma boa lucratividade é conhecendo melhor os nossos clientes, sabendo qual o gosto deles, as preferências, ate mesmo quanto ele pode gastar para assim saber oferecer o produto certo, nao deixando-o de satisfaze-lo, lembrando que o cliente sempre tem "razão".

Recursos financeiros e humanos
Os recursos financeiros iniciais foram investidos pelo socios da empresa, além da garantir o pagamento das despesas iniciais, foi deixado um valor pra capital de giro, para que em ultimos casos, possamos ter algum recurso para pagamento de eventuais despesas. Esperamos que em 12 meses possamos recuperar o dinheiro investido. Em ultimos casos quando surgir alguma dificuldade financeira, iremos recorrer à alguma instituicao financeira de credito; onde não encontraremos grandes dificuldadades e restricoes, pois hoje no mercado existem muitos banco disponiveis para obter tal ajuda, mas esperamos que não precisaremos de tal ajuda financeira.
Em relacao a mao-de-obra necessaria para desenvolver as atividades; no inicio, nós mesmos, os sócios prestaremos tais servicos devido à experiencia no mercado e principalmente à cursos profissionalizantes para nossa atualizacao que fizemos. Com o tempo e o aumento dos servicos, quando surgir tal necessidade, estaremos em busca de novos funcionarios no mercado, e para obter exito na contratacao dos mesmos, iremos oferecer uma boa remuneracao aos mesmos, logico que não fora da realidade do mercado.

Localização
Nossa localizacao será na Avenida, que é o centro da cidade, onde aglomera-se a maior parte do comercio de nossa cidade e onde circulam diversas pessoas durante o dia, devido à facil acesso dos pedestres.

Ponto de venda
Como nosso endereco situa-se na Avenida central da cidade, o ponto de venda é ótimo. O que dificulta um pouco é o estacionamento de carros na rua, que de certa forma, é pessimo em toda a cidade, portanto, se é ruim para a gente, é ruim para todos. A frente da empresa é ótima para fazer uma fachada comercial, vitrines não serão necessarias, pois não teremos produtos para exposicao, somente nossos servicos. Na frente da empresa tem a calçada da avenida que dá uma boa acessibilidade dos clientes. A concorrencia não situa-se tão proxima de nós, mas faremos de tudo para ficar atentos à mesma, para verificar sua clientela e atendimento, para que possamos nos esforçar para ter uma qualidade maior que os mesmos e consequentemente uma maior clientela.


Plano de Marketing

Criar o Produto
A nossa empresa, a Goold Comunicação vai oferecer serviço de comunicação visual, propaganda em geral, tanto televisivas e panfletos e tambem na criação de jingle.

Cliente - quem são?
Na nossa empresas os clientes serão todas as empresas que estejam precisando de nossos serviços, alem de outras pessoas em geral. A Gold Comunicação presta serviços para divulgação de marca, nomes de empresas, produtos em ofertas aniversarios, promoções de eventesentre muitas outras coisas.

Cliente - o que eles querem?
Os clientes sempre procuram por um produto/serviço de boa qualidade, com grande durabilidade e que esteja dentro das condições financeiras de cada um.

Qualidade - ABNT - INMETRO
As certificações serão consequências de processo constante de melhoria contínua, com vista à prestação de um serviço cada vez melhor aos nossos clientes. Para visar estas certificações, serão necessarios investimentos altos, para a busca inssesante de melhorias nos processos, em software, e padronização de serviços; que a empresa estará buscando.

Pesquisa P&DI
A pesquisa de novos produtos será feita "in loco", pesquisando diretamente na clientela para suprir as necessidades e dificuldades dos mesmos.
O desenvolvimento de novos produtos será feito a partir do momento de uma nova necessidade do mesmo no mercado, surgindo tal necessidade será testado o tal produto, e se obter sucesso no resultado vamos lançar o mesmo para aumentar nossas receitas.
Quanto a inovacao tecnologica, a idéia é criar ou adquirir um sistema para desenvolver nosso servico, para que possamos diminuir o tempo gasto na prestacao do mesmo, obtendo um melhor custo-beneficio.

Política de Preço
O nosso produto na realidade é uma prestação de serviço, e nesse caso trabalharemos com ate 3 vezes no boleto bancario e à vista.

Concorrente
Os nossos concorrentes são todos aqueles que atuam na mesma área que agente, como por exemplo, a MP Produções (São Miguel do Iguaçu), Seven Comunicações (São Miguel do Iguaçu), e a MB Produção (Medianeira) entre muitas outras.

Tipo de vendas
As vendas serão externas e internas. Externas através de um promotor de vendas que atuará inicialmente em diversos municipios de nossa regiao, e futuramente com outros promotores de venda em todo o Estado. Vendas internas estaremos atendendo na nossa sede a clientela que vem diretamente procurar nossos servicos/produto.
Quanto a distribuicao do produto/servico: como nosso produto/servico é de midía/visual, sua entrega sera na maior parte retirada pelo cliente diretamente em nossa sede, em ultimos casos, nossos promotores de vendas farão a entrega dos mesmos.

Publicidade & Propaganda
Nossa propaganda será elaborada diretamente pela nossa empresa, pois é o nosso ramo de atividade. Vamos divulgar nossos servicos atraves de propaganda em radios regionais, e a publicidade será em vias impressas entregas diretamente pelo nosso promotor de vendas, nas visitas que o mesmo ira fazer em pontos estrategicos de vendas.


Plano Financeiro

Investimentos Iniciais
1 Notbook..................... R$ 3.500,00
3 Micro computador........ R$ 8.000,00
1 Impressora Multfunc.... R$ 500,00
5 Istrumentos Musicais... R$ 8.000,00
- Equipamentos sons..... R$ 3.000,00
Mesas .......................... R$ 1.800,00
Cadeiras ....................... R$ 700,00
Telefones...................... R$ 400,00
MAterias consumo........... R$ 300,00
Material limp.................. R$ 50,00
Outros.......................... R$ 400,00
TOTAL...............................R$ 25.850,00


Custo do Produto
Por se tratar de prestação de serviço, nosso preço será:
Panfletos - por página - R$ 100,00pag
Jingle - Por tempo da Música - Tempo Médio 30s - R$ 500,00
Outdoor - Arte R$ 100,00
Propagandas Tv - Por tempo de vídeo - tempo médio 30s - R$ 1000,00
Do custo do serviço, 30% é despesa operacional da empresa.
Será incluso imposto ISS, sobre taxa máxima que é de 5%.
Despesas financeira: 2%
Portanto, se for um trabalho de vídeo para apropaganda televisiva, levamos em conta o tempo médio de 30s, mais 5% de ISS.
Tendo Preço final de R$ 1.050,00
Custo do produto: R$ 370,00

Despesas Operacionais
Despesas operacionais:
- Água/aluguel: -------R$ 1.000,00;
- Luz: -------------------R$ 380,00;
- Telefone: -------------R$ 500,00;
- Internet/Informatica:-R$ 400,00;
- Material Expediente:--R$ 500,00;
- Salarios e Ordenados-R$ 465,00;
TOTAL-------------------R$ 3.245,00

Receitas
Previsao de faturamento para os primeiros 12 meses:
mes 01-----------R$ 9.500,00;
mes 02-----------R$ 10.200,00;
mes 03-----------R$ 10.650,00;
mes 04-----------R$ 11.320,00;
mes 05-----------R$ 11.900,00;
mes 06-----------R$ 12.500,00;
mes 07-----------R$ 13.750,00;
mes 08-----------R$ 14.600,00;
mes 09-----------R$ 14.900,00;
mes 10-----------R$ 15.890,00;
mes 11-----------R$ 16.700,00;
mes 12-----------R$ 17.745,00.

Despesas Gerais
Despesas Gerais com as Vendas:
- Comissao de vendedor(s): R$ 2.500,00.
- Combustiveis: R$ 550,00.

Ponto de Equilíbrio
por produto:
30% despesas operacional
2% despesas Financeiras
5% imposto ISS (taxa Máxima)
Propaganda telivisiva: R$ 1000,00 TM.
30% desp.operac.= R$300,00
2% desp.financ. = R$ 20,00
5% ISS = 50,00
Ponto de equilibrio= R$ 370,00 ou 37% do valor final sem margem de lucro.


Texto - Análise Financeira
Custos de 5% ISS acrescentado no valor final
Custos de 2% despesas financeiras
Custos de 30% despesas operacionais.
Serviços prestados pela empresa
Panfletos - por página - R$ 100,00pag
Jingle - Por tempo da Música - Tempo Médio 30s - R$ 500,00
Outdoor - Arte R$ 100,00
Propagandas Tv - Por tempo de vídeo - tempo médio 30s - R$ 1000,00
Do valor final do produto, 37% é Custo, o que implica para nos que 63% é nossa margem.
Será implicado este percentual a todos os serviço/produtos oferecidos da empresa.

Planilha Financeira - Complementação
De acordo com a Demonstracao de Rsultado ref. o 1. ano, a nossa meta de recuperar o valor investido em 12 meses será cconcretizada.


Passos

Plano Simplificado
Todas as respostas foram respondidas/concluidas, portanto, estamos dispensados da Apresentacao do mesmo.


Referências

Referências
FERNANDE,Maria Nilza ,Lider Eduacador, novas fontes de gerenciamento.2° ed Editora vozes .
RAYMUNDO, Paulo Roberto O que é Administração
DOLABELA,fernando.O segredo de Luiza