PLANO DE NEGÓCIO:
Technosul

Fábio Rodrigues Schirmann (fabio_frs@ig.com.br)
Fernando Antonio Venco Teixeira da Cunha (fernandinho_cunha1@hotmail.com)




Informações - Sócios

Foto dos Sócios

Informações do Sócio - Presidente
Fernando está cursando Ciencias da Computação 3 Semestre.
Cursando Tecnico em Montagem e Manunteção de computadores e redes.
Conhecimento de Ingles Intermediario



Informações do Sócio - Desenvolvimento e Pesquisa
Fábio está cursando ciencias da computação.
Curso tecnico de montagem e manutenção de computadores.
Conhecimento de ingles intermediario e espanhol basico.


Identificação da Empresa

Criação da Empresa
Facilitar o controle dos produtos na industria textil.

Missão da empresa
O objectivo é melhorar a gestão de stocks de vestuário (confecção masculina e feminina) e auferir de um acompanhamento preciso, em tempo real, das compras.Atendendo futuramente todas as necessidades das empresas texteis em relação ao controle de estoque e informações do produto.

Idéia do Produto
Tecnologia RFID.Atraves das etiquetas RFID, é um pequeno objeto, que podera ser colocado em uma peça de roupa, ou em caixas de armazem de cada produto. Ele contém chips de silício e antenas que lhe permitem responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora, a qual pode ser lida externamente graças a um minúsculo emissor de rádio contido na própria etiqueta.Apartir de 2007 poderemos estar implantando essas etiquetas, em todo o ramo textil referente a estoque, peças de roupa.

Qual é o hobby do empreendedor?
Sempre estar informado sobre inovações tecnologicas.

Uso de Hardware / Software / Serviços
A tecnogia de etiquetas RFID possui basicamente tres componentes pela qual ela e composta Antena, Transceiver (com decodificador)
e Transponder (chamado de RF Tag ou apenas Tag), composto de antena
e microchip.A antena ativa o Tag, através de um sinal de rádio, para enviar/trocar
informações (no processo de leitura ou escrita).A antena pode ter fiferentes tamanhos, isso depende para qual aplicação ela sera destinada.O leitor emite freqüências de rádio, através do leitor que é operado pela emissão de um campo eletromagnético
(radiofreqüência), a fonte que alimenta o Transponder, que, por sua vez, responde ao
leitor com o conteúdo de sua memória.Quando o Tag passa pela área de cobertura da antena, o campo magnético é detectado pelo leitor, que decodifica os dados codificados no Tag, passando-os para um computador realizar o processamento.
Transponder, etc. Os Tags
têm 2 categorias: Ativos e Passivos. Os primeiros são alimentados por uma bateria
interna e permitem processos de escrita e leitura. Os Tags Passivos são do tipo só leitura
(read only), usados para curtas distâncias. Nestes, as capacidades de armazenamento
variam entre 64 bits e 8 kilobits.


Inovação Tecnológica
Na area de software-automação ofereceremos um software feito especialmente para etiquetas RFID,
Utilização de RFID e GPS

Internet
Será desenvolvido um site contêndo dados sobre o produto como suas características, preço e outras informações.

Quando aconteceu a motivação?
A ideia surgiu quando percebemos que esse mercado esta em expansão.

Pesquisa de produtos correlatos
Um exemplo do nosso diferencial em relaçao aos concorentes vem atraves do uso da nossa tecnologia.O código de barras ainda é muito usado, basicamente ele define uma unidade de estoque. Por exemplo, para todas as latas de 300g de massa de tomate há um único código. Já no RFID cada etiqueta tem um EPC, ou um número único – o que facilita o controle de estoque e o rastreamento dos produtos.O RFID pode resgatar qualquer informação vinculada a um produto devidamente etiquetado com o chip.

Quais as características que deverá ter Meu Produto?
Facilidade de Leitura
Como as informações são lidas por radiofreqüência, não há necessidade da tag estar em visada direta com o leitor. Mesmo com objetos obstruindo a visada, a informação é lida com precisão. Sujeira e outros problemas que afetam o código de barras não afetam tags RFID.

Alcance da Leitura
A leitura de tags em sistemas ativos de RFID pode ser feita de até 80 metros de distância contra alguns centímetros do código de barras.

Identificação Simultânea
Várias tags podem ser lidas simultaneamente, ao passo que só um código de barras pode ser lido por vez.

Capacidade de Armazenamento
As tags possuem memórias que podem conter vários Kbytes de informação, enquanto o código de barras pode carregar apenas poucos bits de informação.

Baixo Tempo de Resposta
O tempo de resposta da leitura das tags é muito rápido além disso várias tags podem ser lidas simultaneamente.

Transporte de Informação
Informações podem ser gravadas, e lidas das memórias das TAGs, com isso é possível transportar informações através destas memórias.

Confiabilidade
Os sistemas RFID são de alta confiabilidade, garantindo a identificação, rastreabilidade e segurança dos itens identificados.

Durabilidade
As tags passivas não possuem baterias, utilizam o campo eletromagnético do leitor como fonte de alimentação, por isso duram por um longo tempo.

Dificuldade de Falsificação
A comunicação entre a tag e o leitor é totalmente segura e criptografada, evitando cópia das tags ou leituras indesejadas. Já os códigos de barras são facilmente copiáveis e qualquer um pode ler sua identificação.

Redução de Custo Operacional
Como o RFID não necessita de visada direta para leitura e várias tags podem ser lidas simultaneamente em diversas aplicações pode-se reduzir o efetivo operacional. Reduzindo o custo da aplicação, evitando erros de operação e aumentando a confiabilidade da mesma.

Pontos fortes e fracos
Como vantagens da Tecnologia RFID podemos destacar, entre outras:
. a capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para etiquetas ativas;
. a detecção sem necessidade da proximidade da leitora para o reconhecimento dos dados;
. a durabilidade das etiquetas com possibilidade de reutilização ;
. a redução de estoque;
. a contagem instantânea de estoque, facilitando os sistemas empresariais de inventário;
. a precisão nas informações de armazenamento e velocidade na expedição;
. a localização dos itens ainda em processos de busca;
. a melhoria no reabastecimento com eliminação de itens faltantes e aqueles com
validade vencida;
. a prevenção de roubos e falsificação de mercadorias;
. a otimização do processo de gestão portuária, permitindo às companhias operarem muito próximo da capacidade nominal dos portos.

Desvantagens

O custo elevado da tecnologia RFID em relação aos sistemas de código de
barras é um dos principais obstáculos para o aumento de sua aplicação comercial.
Atualmente, uma etiqueta inteligente custa nos EUA cerca de 25 centavos de dólar cada,
na compra de um milhão de chips. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de
Automação, esse custo sobe para 80 centavos até 1 dólar a unidade ;
. O preço final dos produtos, pois a tecnologia não se limita ao microchip
anexado ao produto apenas. Por trás da estrutura estão antenas, leitoras, ferramentas de
filtragem das informações e sistemas de comunicação;
. O uso em materiais metálicos e condutivos relativos ao alcance de transmissão
das antenas. Como a operação é baseada em campos magnéticos, o metal pode interferir
negativamente no desempenho. Entretanto, encapsulamentos especiais podem contornar
esse problema fazendo com que automóveis, vagões de trens e contêineres possam ser
identificados, resguardadas as limitações com relação às distâncias de leitura. Nesse
caso, o alcance das antenas depende da tecnologia e freqüência usadas, podendo variar
de poucos centímetros a alguns metros (cerca de 30 metros), dependendo da existência
ou não de barreiras;
. A padronização das freqüências utilizadas para que os produtos possam ser
lidos por toda a indústria, de maneira uniforme.
. A invasão da privacidade dos consumidores por causa da monitoração das
etiquetas coladas nos produtos. Para esses casos existem técnicas de custo alto que,
quando o consumidor sai fisicamente de uma loja, a funcionalidade do RFID é
automaticamente bloqueada

Exportação do Produto
Atraves do acordo do mercosul o paises se relacionam melhor facilitando as negociaçoes.Composto por quatro países Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, aderindo a Venezuela, em julho de 2006 sendo utilizado vias aereas e automotivas paa a entrega do produto.

APL - Arranjos Produtivos Locais
Nas areas Textil e informatica.

ECO Empreendedor
A preocupação com as questões ambientais está hoje presente em todas as atividades socioeconômicas, pois o valor estratégico do tema cresce a cada dia com a conscientização de que a sobrevivência da humanidade se calça na capacidade do ser humano de promover o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Temos algumas metas em relação a preservação do meio ambiente:
*coleta seletiva de papel.
*coleta seletiva de vidro
*redução do consumo de papel
*Reflorestamento da parte inutlizada

Principais Oportunidades de Mercado
O objetivo é fornecer o nosso produto para grandes industrias texteis.

Principais Ameaças de Mercado


Qual é o ramo de atividade?

Sua empresa se enquadra na Indústria?
Sim o nosso foco é a industria textil.

Sua empresa se enquadra no Comércio?
Não.

Sua empresa se enquadra em Prestação de Serviços?
Sim na manutenção.


Amplitude da Empresa

PDCA

Amplitude - Curto Prazo
É produzir etiquetas para todas as empresas texteis de Santa catarina.

Amplitude - Médio Prazo
É expandir para toda região sul do Brasil.

Amplitude - Longo Prazo
É fornecer etiquetas para todo Mercosul.