PLANO DE NEGÓCIO:
Destaque Desenvolvimento Humano

Matheus Vilon Morello de Oliveira (treinamento@litoral.unimedsc.com.br; vilon_psi@yahoo.com.br)
Vanderlei Petri (vanderlei@riosulense.com.br)




Identificação da Empresa

Criação da Empresa
CONCEITO DE NEGOCIO
Destaque é uma consultoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional que cria estratégias sob medida para as organizações, desenvolvendo competências focadas para o seu negócio.
Utiliza o que há de melhor em tecnologia de audiovisuais, material didático e instrutores altamente especializados.

MISSÃO DA EMPRESA
Oportunizar ao mercado soluções no desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

VISÃO DE FUTURO
Ser reconhecida como a mais qualificada empresa de treinamentos e desenvolvimento;
Ser Referência em seu segmento de mercado.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
A Destaque Desenvolvimento Organizacional oferece como diferencial competitivo:
- Diagnóstico preliminar com base nas expectativas do cliente e em avaliações presenciais.
- Pós vendas objetivando avaliar os resultados obtidos em relação ao diagnóstico inicial.

ESTRUTURA DA EMPRESA
Equipe de gestão
Equipe multi-profissional, que agrega profissionais com experiências e formações diversas. Compostas por executivos do mercado e também por profissionais liberais nas áreas de Psicologia, Administração, Contabilidade, Enfermagem e Marketing, todos com larga experiência em treinamento de desenvolvimento.

Idéia do Produto
Desenvolvimento Humano e Organizacional através de duas linhas de trabalho:

AMBITO EDUCACIONAL - Desenvolvimento dos acadêmicos:

- Empreendedorismo;
- Marketing Pessoal;
- Criatividade;
- Orientação profissional;
- Planejamento pessoal;
- Foco no cliente;
- Gestão de pessoas.

AMBITO ORGANIZACIONAL

- Diagnóstico Organizacional;
- Elaboração de indicadores organizacionais;
- Formação e desenvolvimento de lideranças;
- Desenvolvimento de equipes;
- Gestão de conflitos / mudanças;
- Projetos Especiais de gestão de pessoas.

Oferecemos uma ampla gama de serviços para o desenvolvimento humano, embasado em suas necessidades.


Uso de Hardware / Software / Serviços

Tecnologia
As atividAdes serão suportadas por ações integrando as mais modernas tecnologias ao processo de ensino:
- Treinamentos In Company
- Treinamento experiênciais ao ar livre
- Indicadores de gestão on line (a distância)





Internet
A internet será utilizada como portal de negócios da Destaque. Tendo disponivél para nossos clientes:
- LInhas de trabalho e alguns exemplos de produtos
- Missão, Visão e Valores
- Artigos relacionados à mercado de trabalho, empreendedorismo e competências profissionais
- localização da empresa
Teremos um cadastro para pessoas e organizações interessadas se inscreverem e a partir do primeiro contato enviaremos um formulário para identificar a demanda e personalizar a proposta customizada.

http://www.desthaque.com.br a efetivar o site

Quando aconteceu a motivação?
Hoje as academias atravessam uma fase de transição, entre hábitos tradicionais arraigados e a necessidade de atender as demandas
geradas pelo ambiente coorporativo, é crescente a demanda por profissionais polivalentes competentes capazes de oferecerem soluções sistêmicas para um mundo globalizado. Entretanto pesquisas apontam que os investimentos em educação e desenvolvimento tem se tornado cada vez mais expressivos, porem há uma dificuldade na prospecção de profissionais que respondam tais demandas.
Esta lacuna existente entre toda a formação teórica e o ambiente organizacional tem gerado nas pessoas uma visão estagnada do mercado, impossibilitando a percepção das oportunidades existentes.
Neste contexto a Destaque desenvolvimento surgiu como uma possibilidade de elo entre o desenvolvimento educacional e o ambiente organizacional.


Quais as características que deverá ter Meu Produto?
A personalização de acordo com a demanda dos clientes é característica predominante em nossos produtos.
- Compartilhamento de conhecimentos
- Desenvolvimento de meios eficazes de aprendizagem
- Estratégias de mudança organizacional e compartamental para o sucesso.

Exportação do Produto
No planejamento estratégico consideramos que os produtos poderão ser ofertados (exportados) para o mercosul somente no ano de 2012.

APL - Arranjos Produtivos Locais
A Destaque Desenvolvimento Humano atuará em dois arranjos produtivos locais:
- Educação e Informática


Qual é o ramo de atividade?

Sua empresa se enquadra na Indústria?

Sua empresa se enquadra no Comércio?

Sua empresa se enquadra em Prestação de Serviços?
Empresa prestadora de serviço


Amplitude da Empresa

Identificar nicho de mercado
há uma lacuna existente entre toda a formação teórica e o ambiente organizacional que tem gerado nas pessoas uma visão estagnada do mercado, impossibilitando a percepção das oportunidades existentes.

Neste contexto a Destaque desenvolvimento humano surgiu como uma possibilidade de elo entre o nicho de mercado no desenvolvimento educacional e o ambiente organizacional.
Na atual Era do Conhecimento as organizações estão estimulando seus profissionais a desenvolverem-se potencializando, e desenvolvendo competencias profissionais e emocionais.

PDCA
Quantos serviços iremos prestar (realizar) durante um ano
O que pode dar errado
planejar mudança


planejar a sazionalidade foco de negocios entre março e novembro

Metas para um ano (mensuraveis)

Definir indicadores


Amplitude - Curto Prazo
No primeiro ano a Destaque irá buscar inserção nas universidades da região do alto, médio e baixo vale do Itajaí. Temos o objetivo de realizar prestação de serviço para o instituto Gene, Unidavi, Faculdade Ifes e Ibes


Amplitude - Médio Prazo
À médio prazo pretendemos atuar em mais 4 universidades da região, além de prestar serviço a empresas da região.

Amplitude - Longo Prazo
A longo prazo nossa pretensão é Ampliar nossos serviços de acordo com as demandas do mercado e atingir empresas de médio porte com nossos serviços além da continuidade dos trabalhos com as universidades do vale do Itajaí.


O que pesa na escolha?

Experiência
Equipe multi-profissional, que agrega profissionais com experiências e formações diversas. Compostas por executivos do mercado e também por profissionais liberais nas áreas de Psicologia, Administração, Contabilidade, Enfermagem e Marketing, todos com larga experiência em treinamento de desenvolvimento.

Matheus Vilon Morello de Oliveira
- Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí
- Pós graduado em MBA Executivo em RH pela Furb
- Experiência na área de Recursos Humanos com foco em Treinamento e desenvolvimento desde 2003. Atuando em diversos segmentos empresariais como por exemplo: Unimed, Incorporadora e Construtora Benveart, Escolo Técnica Geração, Angel Moda Feminina.
Desenvolvendo programas de: Qualidade de vida no trabalho, Desenvolvimento de Competências profissionais, Desenvolvimento de Líderes, Integração de Equipes e Qualidade no Atendimento.


VANDERLEI PETRI

Graduado em Administração - UNIDAVI - Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Atualmente é Gerente de Recursos Humanos - Metalúrgica Rio-sulense S.A. tem experiência na área de Educação como professor de Administração da UNIDAVI - Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, tambem lecionou várias disiplinas no SENAI- SC, ETFSC e EAFSC, e como administrador vem atuando principalmente nos processos de Gestão de Pessoas com foco na administração estratégica atuando em todos os sub-processos do RH (ênfase no passivo trabalhista, gestão social, formação de lideranças), destacando-se na geração de valores nesta área, amplo conhecimento em gestão por habilidades, competências e conhecimentos.

Mercado fornecedor
Neste item considerando a configuração da Destaque desenvolvimento Organizacional não terá riscos quanto ao mercado fornecedor que é bastante amplo no fornecimento dos insumos necessários.

Localização
Estratégicamente a empresa manterá sua estrutura fixa em duas bases nos seguintes endereços:
Balneário Camburiú e Rio do Sul.
Com esta configuração a empresa terá uma inserção maior nas linhas principais de atuação ou seja no ambiente educacional e organizacional.


Ponto de venda
As vendas serão direcionadas as organizações através de visitas e através do site da empresa.
Neste ponto vale referenciar que a rede re relacionamento e o marketing boca a boca podem influênciar significativamente os negócios da empresa.


Plano de Marketing

Criar o Produto
Desenvolvimento Humano e Organizacional através de duas linhas de trabalho:

AMBITO EDUCACIONAL

- Empreendedorismo;
- Marketing Pessoal;
- Criatividade;
- Orientação profissional;
- Planejamento pessoal;
- Foco no cliente;
- Gestão de pessoas.

AMBITO ORGANIZACIONAL

- Diagnóstico Organizacional;
- Elaboração de indicadores organizacionais;
- Formação e desenvolvimento de lideranças;
- Desenvolvimento de equipes;
- Gestão de conflitos / mudanças;
- Projetos Especiais de gestão de pessoas.

Oferecemos uma ampla gama de serviços para o desenvolvimento humano, embasado em suas necessidades.

Cliente - quem são?
Nossos Clientes serão As Universidades, Faculdades e empresas de pequeno porte da região do Vale do Itajaí

Cliente - o que eles querem?
Os Clientes da Destaque são Universidades e Faculdades preocupadas com a formação dos acadêmicos alinhada ao mercado de trabalho.
Enquanto as organizações atendidas pela Destaque entendem que as pessoas são o diferencial competitivo do negócio capazes de potencializar os resultados.

Qualidade - ABNT - INMETRO
Seguir os requisitos ISO 9001 e 9002

Pesquisa P&DI
No Ambito Educacional:
Realizaremos Pesquisa através das universidades de forma quantitativa com um formulário para identificar Gaps que os alunos e o professores observam entre a formação acadêmica e mercado de trabalho.
No ambito Organizacional: Contrataremos uma empresa de marketing para fazer uma pesquisa de mercado para identificar as necessidades das organizações.

Política de Preço
Será realizado com base no plano financeiro levando em consideração o custo hora de preparação da intervenção, custo hora da intervenção e despesas com recursos audio visuais e deslocamento.
Como os projetos são personalizados existe a flexibilidade de definir o valor total do projeto, ou o valor por módulo/ hora de execussão.

Concorrente - quem são e o que fazem?
Os concorrentes são empresas que atuam no mercado de consultoria organizacional à empresas através de treinamentos diversos.
Porém não encontramos empresas especializadas em ações especializadas em universidades.

Tipo de vendas
Seremos uma empresa prestadora de serviços, nosso planejamento compreende que a distribuição do produto será feita pelos próprios sócios. Dependendo do crescimento do volume de negócios, a longo prazo, existe a possibilidade de abrir franquias.

Publicidade & Propaganda
Publicidade:
- Anunciaremos nossa empresa e serviços no site da empresa
- Mala direta às e universidades via e-mail apresentando nossa empresa

Propaganda:
- Faremos um folder com nossa visão do negócio e possibilidades de serviços
- Visitas pessoais personalizadas às organizações com potencial para tornaren-se clientes